O ex-secretário de Estado de Fazenda Eder Moraes, detido no Presídio da Papuda, em Brasília, virá a Cuiabá para acompanhar as audiências na Justiça Federal sobre a Operação Ararath, que serão realizadas nos próximos dias 24 e 25 de julho.
Eder, preso desde 20 de maio passado, virá escoltado em um avião da Polícia Federal. Ele é acusado de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro, investigado na Operação Ararath.
A solicitação da presença do ex-secretário foi feita pelo juiz federal Jefferson Schnider, que atua em Cuiabá, à superintendência da PF em Brasília.
Ele deve chegar no dia 23, ou na manhã do dia 24, e retornar no dia 25, após os depoimentos das testemunhas.
Há a expectativa que, entre as testemunhas ouvidas nesses dias, estejam o governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador Blairo Maggi (PR), arrolados pela defesa de Eder.
Inicialmente, Eder acompanharia o depoimento por meio de videoconferência, mas a Justiça em Brasília disse que não seria possível usar a tecnologia nas datas das audiências.
Liberdade
Desde que foi preso, a defesa do ex-secretário vem apresentando recursos para obter sua liberdade. Atualmente, um habeas corpus está sendo analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), em Brasília.