O Governo do Estado começou a partir de ontem (07) a intensificar a propaganda dos atrativos turístico de Mato Grosso no Japão, Colômbia, Austrália, Rússia, Chile, Nigéria Bósnia e Coréia do Sul, países que jogarão na Arena Pantanal, em Cuiabá, na Copa de 2014.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Jairo Pradela, a divulgação da economia, cultura, culinária, estrutura de entretenimento e belezas naturais do Estado já vinha sendo trabalhada no exterior em feiras internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Mas agora é hora de massificar essa campanha de marketing junto aos turistas e investidores que virão a Cuiabá no período dos jogos.
Os esforços estão concentrados para que eles não saiam do solo mato-grossense sem conhecer pelo menos Chapada dos Guimarães e o Pantanal em Cáceres. Além disso, investimentos estão sendo feitos para que também visitem Nobres, a Passagem da Conceição, Bom Sucesso, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis, Barão de Melgaço e Barra do Garças. "Isso não vai mais depender do Estado, mas do marketing, das facilidades e estrutura de transporte que as prefeituras vão oferecer aos turistas para atraí-los. O Governo subsidia com obras de infraestrutura turísticas e corre o estado inteiro oferecendo capacitação a redes hoteleiras e gastronômicas", explica Pradela.
Para o secretário, haverá uma concorrência sadia entre os municípios pela atenção dos turistas, inclusive, com o estado vizinho, que planeja levar os estrangeiros para o Pantanal sul mato-grossense. “Todos os estados querem participar e atrair os turistas da Copa, mesmo não sendo subsede do mundial”, observa.
Em suas feiras internacionais, a Embratur dá preferência de stands para os estados que são subsede da Copa. Estando lá, enviados do governo estadual fazem panfletagem, distribuem mapas e roteiros dos principais pontos turísticos, exibem filmes e vídeos institucionais para mostrar tudo o que tem de melhor. Quanto mais o estado participa dos eventos da Embratur, mais ele recebe recursos do Governo Federal para investir nos preparativos para a Copa.