Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sexta - 22 de Julho de 2016 às 13:36
Por: Patricia Neves - Olhar Direto

    Imprimir


André Garcia Santana

Em razão da proliferação de áreas ocupadas ilegalmente, os conhecidos 'grilos', em Cuiabá, Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura criaram uma força-tarefa para combater as ações, normalmente instaladas em áreas de preservação ambiental. Levantamento do Executivo aponta que em três meses, 27 áreas foram ocupadas na capital do Estado e desse montante, 16 nos últimos dois meses.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, onze das ocupações são antigas e três já possuem ordem judicial para desocupação. Até o momento, já foram propostas 06 ações de desapropriação. Entre os bairros com ocupações irregulares estão Osmar Cabral, Jardim Paulicéia, Altos do Coxipó II, Sucuri, Centro América, Jardim Mossoró, Parque Geórgia, Nova Canaã, Pedra 90, Altos da Serra II e Santa Izabel.

“Essas ocupações irregulares estão localizadas em áreas de preservação permanente, áreas verdes e de equipamento comunitário. As principais consequências dessas ocupações são a apropriação indevida e degradação de bens de uso comum do povo, dentre eles os cursos d'águas e nascentes, necessários ao abastecimento de água potável à população cuiabana, que pode ser severamente comprometido, nos próximos cinco anos. E as invasões muitas vezes geram loteamentos clandestinos, o que configura crime, punível com reclusão de 1 a 5 anos, além dos danos ambientais e à ordem urbanística", alertou o promotor de Justiça Gérson Barbosa.

Para o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, a união de esforços entre as instituições que atuam na área é fundamental para a solução do problema. “Essa questão abrange várias esferas. Nesta primeira reunião de trabalho definimos o papel de cada um para agirmos de maneira coesa e eficaz na desocupação dessas áreas”, destacou.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, assegurou que não medirá esforços para coibir as invasões irregulares. Lembrou que a população é maior prejudicada, tanto no que se refere à contaminação da água, como no fornecimento de energia elétrica. “Ao final, quem paga a conta é a população de bem”, disse.

Integrantes:

A força-tarefa é composta por representantes do Ministério Público Estadual, Judiciário, Defensoria Pública, Prefeitura, secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, Habitação e de Ordem Pública, Intermat, Casa Militar, Cab Cuiabá, Energisa, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Secretaria de Cidades, entre outros órgãos. No âmbito do Ministério Público, os trabalhos serão conduzidos pelos promotores de Justiça Gerson Barbosa e Carlos Eduardo Silva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9572/visualizar/