Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Sexta - 22 de Julho de 2016 às 15:08
Por: Laíse Lucatelli - Olhar Direto

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), se reuniu com o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), no final da tarde de quinta-feira (21), para tratar sobre as eleições municipais deste ano. Na ocasião, o prefeito teria sugerido a possibilidade de o peemedebista ser candidato a vice-prefeito em sua chapa, em uma possível candidatura à reeleição. A aliança garantiria a Mendes mais tempo de propaganda eleitoral, já que o PMDB detém o maior tempo de TV, e eliminaria a concorrência peemedebista, que planeja lançar o deputado federal Valtenir Pereira ou Emanuel Pinheiro como candidato a prefeito.


O convite veio logo após a pesquisa qualitativa do PMDB que apontou Pinheiro como nome viável para a disputa eleitoral. Ele leva vantagem por ser cuiabano, acessível, e principalmente, por ter defendido o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores estaduais, que passaram cerca de um mês em greve geral para cobrar a reposição da inflação. Em uma cidade com mais de 50 mil servidores públicos, essa atuação lhe rendeu pontos.

Por outro lado, a pesquisa detectou que o fato de Valtenir Pereira ter votado contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) pesa contra ele, e não só pode atrapalhar a campanha para prefeito, como também potencializar a rejeição ao deputado, por ser um fato recente.

O presidente do PMDB em Cuiabá, Clovis Cardoso, confirmou o convite feito por Mendes a Emanuel Pinheiro, porém, demonstrou desagrado com a possibilidade. “Emanuel disse para o Mauro conversar com o PMDB sobre isso, mas duvido que ele vai nos procurar. Além disso, temos dois bons candidatos a prefeito dentro do PMDB, que são o Valtenir e o Emanuel. Ontem o PTB declarou apoio ao PMDB, independente de qual dos dois for cabeça-de-chapa”, argumentou.

Ao Olhar Direto, o peemedebista disse não ver chance nenhuma de a sigla compor com Mendes. “Não existe possibilidade de o PMDB recuar para ser vice do Mauro Mendes. Nós somos oposição. Além disso, Mauro não cumpre acordos. O PMDB nunca será vice dele”, afirmou o presidente categoricamente. "O que está decidido é que somos oposição ao Mauro e vamos ganhar a eleição", concluiu.

Emanuel também rejeitou a possibilidade de ser vice de Mauro, apesar de ser aliado do prefeito. “Foi uma longa conversa, em que fizemos avaliações do cenário eleitoral, e ele sugeriu avaliar a possibilidade de eu sair candidato a vice dele. Eu respondi que não tenho interesse em deixar de ser deputado para ser vice. Meu objetivo este ano é a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Além disso, o PMDB já está trabalhando a candidatura do Valtenir, e eu respeito o partido e respeito os companheiros”, disse.

Nas eleições de 2012, quando conquistou o primeiro mandato de prefeito, Mendes concorreu tendo o deputado estadual João Malheiros (PR) como vice. Pouco antes da diplomação, o parlamentar renunciou ao cargo de vice-prefeito, alegando que preferia continuar como deputado, e deixou o prefeito da capital sem vice.

Disputa pela vice

Mauro Mendes ainda não anunciou oficialmente a intenção de concorrer à reeleição, mas a esperança de que ele seja reeleito e deixe o cargo em 2018 para concorrer ao Senado faz com que os aliados lutem pelo cargo de vice-prefeito. Enquanto o PMDB despreza a vaga, outros partidos estão de olho na vice-prefeitura.

Estão no páreo o PSDB, com os vereadores Adevair Cabral e Renivaldo Nascimento; o SD, com o vereador Haroldo Kuzai, que é presidente da Câmara Municipal; o PSD, com o vereador Domingos Sávio, que é líder do governo no parlamento; e o PP, com o empresário do agronegócio Eraí Maggi. 





Notícias Relacionadas


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9586/visualizar/