Notícias Agronegócios
Milho voluntário se torna problema na safra de soja, aponta Embrapa
A presença de milho RR voluntário em lavouras de soja está causando prejuízos em várias regiões produtoras do País. O problema vinha ocorrendo de maneira pontual nos últimos anos, mas a partir da safra passada houve relatos em vários estados produtores, especialmente nas regiões que adotam o sistema de produção soja-milho safrinha. “O problema tem crescido nas áreas que fazem cultivo de milho safrinha RR, logo após a safra de soja RR. Como o herbicida usado nas duas culturas é o mesmo, no caso o glifosato, o milho acaba se tornando uma planta daninha muito agressiva na lavoura de soja, o que traz mais dificuldade para controle e eleva os custos de produção”, explica o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR), Fernando Adegas
Suinocultura de MT contará com Frente Parlamentar na Assembleia
A suinocultura de Mato Grosso contará com uma Frente Parlamentar para discutir interesses do setor na Assembleia Legislativa. O grupo, formado por cinco deputados titulares e cinco suplentes, será oficializado na quarta-feira (4)
Ministério discute agricultura em câmaras temáticas semana que vem
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove na próxima semana sete câmaras setoriais e uma temática. Na segunda-feira (2), ocorre a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos das Abelhas, no auditório maior do Mapa, em Brasília (DF). No mesmo dia e horário acontecerá, na sala de reuniões do CNPA, térreo do Mapa, a Câmara Temática de Seguros do Agronegócio
Raízen projeta oito usinas de etanol de segunda geração em dez anos
A empresa do setor sucroenergético Raízen, que tem produção anual de 2 bilhões de litros de etanol e comercializa perto de 22 bilhões de litros de combustíveis por ano (25% do mercado brasileiro), planeja colocar em operação oito usinas de etanol de segunda geração até 2024. As obras da primeira fábrica do chamado "2G" da companhia foram apresentadas nesta quinta-feira (28)
Caravana da Embrapa passará por MT e mais estados prejudicados com Helicoverpa
Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso Sul são quatro das nove macrorregiões com o roteiro de visitas da Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias já definido. A partir de dezembro, 14 cidades dessas regiões receberão a visita da Caravana com orientações técnicas emergenciais para controle da Helicoverpa armigera. Em fevereiro e março de 2014, serão definidas as visitas às demais regiões de MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Cerrados Amazônicos, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A iniciativa da Embrapa conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)