Mato Grosso deve reassumir posto de maior produtor

Publicado em Terça - 01 de Abril de 2014

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou na safra 2013/2014 devem se produzidas 902 mil toneladas de pluma, evolução de 31,3% em relação ao ciclo anterior. Em seguida, segundo a Conab, a Bahia o segue, com 479 mil toneladas, 34% maior.

Leia mais...

Colheita de girassol na Argentina chega a 40% da área de 577 mil ha

Publicado em Quinta - 06 de Março de 2014

A colheita do girassol na Argentina chegou a 40,7% da área de 577 mil hectares prevista para esta temporada. Dados da Bolsa da Cereais de Buenos Aires, divulgados nesta quinta-feira (6), mostram que a colheita se concentrou nos núcleos produtivos de Buenos Aires e La Pampa. Nesta região estão concentradas 69% da produção nacional do grão.

Leia mais...

Preço da carne bovina no varejo apresenta alta de até 7% em MT

Publicado em Quarta - 05 de Março de 2014

Acompanhando a valorização da arroba do boi gordo em Mato Grosso, o preço da carne do bovino no varejo também aumentou. Segundo análise do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) a alta de mais de 20% nos preços pagos ao produtor, entre fevereiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, elevou também os preços de algumas peças no mercado. Este é o caso, por exemplo, do coxão mole que no mês anterior apresentou um valor 7% superior ao mesmo período do ano passado.

Leia mais...

Municípios produtores de grãos de MT buscam situação de emergência

Publicado em Quinta - 27 de Fevereiro de 2014

Municípios produtores de grãos que foram afetados pelas chuvas dos últimos dias em Mato Grosso estão recebendo a ajuda de representantes e entidades do setor para que seja decretada a situação de emergência, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A associação está mobilizando Sindicatos Rurais e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) que agilizar o reconhecimento do estado de emergência.

Leia mais...

Alta produtividade do abacaxi gera renda ao produtor rural

Publicado em Terça - 25 de Fevereiro de 2014

O custo de produção é relativamente alto, entretanto, se produtor adquirir conhecimentos sobre a cultura, terá mais chances de fazer a produção render e ocasionar mais facilmente a rentabilidade. A afirmação é do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), Carlos Alberto Salgueiro que conduzirá em Campo Grande, quatro dias de capacitação com o curso ‘Plantio e Manejo Básico de Pomar – Cultivo de Abacaxi’, entre 25 e 28 de fevereiro.

Leia mais...

Semeadura de soja na Argentina está praticamente encerrado

Publicado em Quinta - 06 de Fevereiro de 2014

O plantio da soja na Argentina está praticamente finalizado. Restam pequenos lotes em Formosa e en Santiago del Estero.  Deste modo, foram cobertos 20,3 milhões de hectares nesta temporada, de acordo com levantamento da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A área destinada para a cultura é 3% maior que na temporada passada, que foi de 19,7 milhões de hectares.

Leia mais...

Chuvas dificultam o escoamento da soja colhida em Mato Grosso

Publicado em Sábado - 01 de Fevereiro de 2014

Além de provocar o atraso na colheita, o excesso de chuvas em Mato Grosso está dificultando o escoamento da produção.  A situação é mais complicada no norte do estado,  por causa das condições tradicionais e precárias das estradas.

Leia mais...