Notícias Politica MT
Deputado de MT com 107 ações na Justiça deixa prisão em Brasília
O deputado estadual José Geraldo Riva, do PSD de Mato Grosso, deixou o Complexo da Papuda, em Brasília, após três dias de prisão. Ele foi preso no dia 20, em Cuiabá, durante a operação "Ararath", da Polícia Federal. A transferência para Brasília foi determinada pela Justiça para evitar que o parlamentar atrapalhasse as investigações. Riva já rO deputado estadual José Geraldo Riva, do PSD de Mato Grosso, deixou o Complexo da Papuda, em Brasília, após três dias de prisão. Ele foi preso no dia 20, em Cuiabá, durante a operação "Ararath", da Polícia Federal. A transferência para Brasília foi determinada pela Justiça para evitar que o parlamentar atrapalhasse as investigações. Riva já responde a 107 processos judiciais por crimes de peculato, improbidade administrativa e corrupção.esponde a 107 processos judiciais por crimes de peculato, improbidade administrativa e corrupção.
Promessa do governo de aumento de 2% de FPM vira combustível eleitoral para 2014
Prefeitos que participam da XVII Marcha da CNM promovida na última semana continuam pressionando parlamentares e governo para aprovarem a elevação de 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pela proposta, 1% deve ser concedido de imediato e 1% será pago até 2016, pago em duas parcelas de 0,5%, sendo a primeira paga em 2015.

Luta agora é chegar aos dois salários mínimos aos agentes de saúde, comemora Valtenir
O plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (21.5) o estabelecimento de piso salarial nacional de R$ 1.014 para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais. O substitutivo oriundo da Câmara dos Deputados (SCD 270/2006) segue agora para sanção presidencial.
Ex-secretário Eder Moraes tem direito a duas horas de banho de sol e divide celas no Centro de Detenção Provisória
Uniforme, apenas três refeições diárias, celas coletivas, apenas duas horas de banho de sol por dia, além de visitas com emprego do parlatório apenas uma vez na semana (sempre às terças) por um período de 60 minutos, integram a rotina do ex-secretário de fazenda, Eder Moraes. Preso na operação Ararath desde o dia 20 de maio, sob acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro para atendimento ao núcleo político de Mato Grosso, o ex-secretário de Fazenda, Casa Civil, Secopa, e MT Fomento, foi recambiado para Brasília por determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Promotor de MT suspeito de atuar em favor de Éder Moraes é afastado
O promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes foi afastado da função após ser citado no inquérito do Ministério Público Federal(MPF) por suposta ligação com o ex-secretário de estado, Éder Moraes Dias. A infomação foi dada pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, nesta sexta-feira (23). Ele deverá permanecer afastado até a conclusão de um sindicância instaurada nesta quinta-feira (22) para apurar os indícios de irregularidades.
Deputado de MT preso em operação consegue a liberdade após três dias
O deputado estadual José Riva (PSD) conseguiu reverter a decisão que havia determinado a prisão dele e deve ser solto ainda nesta sexta-feira (23). Ele está preso desde terça-feira (20), no Complexo da Papuda, em Brasília, após ter a prisão preventivadecretada pelo ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Riva e o ex-secretário de Fazenda do estado, Éder Moraes, foram detidos durante a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal. Dias Tóffoli, que antes havia determinado a detenção do parlamentar suspeito de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro, aceitou o pedido de relaxamento de prisão protolocado pela defesa.
Presidente da ALMT sobre prisão de Riva: 'Não podemos culpar ninguém'
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso(ALMT) não pretende, por ora, abrir processo investigativo contra o deputado estadual José Riva (PSD), mesmo após a prisão do parlamentar pela Polícia Federal durante a Operação Ararath, na terça-feira (20), por suspeita de integrar esquema de lavagem de dinheiro.

Políticos presos pela PF em MT devem depor nesta quinta em Brasília
Presos desde a noite de terça-feira em Brasília, o ex-secretário de estado Éder Moraes (PMDB) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PSD), deverão ser ouvidos nesta quinta-feira (22) a respeito dos indícios de participação nos crimes financeiros e contra a administração pública investigados pela Polícia Federal (PF) na operação “Ararath”.
Éder Moraes falsificou mandado de prisão para pressionar Blairo e Silval
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem fortes indícios de que o ex-secretário da Casa Civil e de Fazenda, Éder Moraes, teria falsificado um requerimento de prisão preventiva em seu desfavor para intimidar o ex-governador do Estado, senador Blairo Maggi (PR), e também o atual governador, Silval Barbosa (PMDB). Moraes teria feito isso para pressioná-los, já que os dois têm grande influencia em Mato Grosso e na visão dele poderiam interferir nas investigações da Operação Ararath.
Alvo de operação da PF, gerente de agência bancária está detido em MT
Um dos alvos da Operação 'Ararath' da Polícia Federal, o gerente do Bic Banco em Cuiabá, Luiz Carlos Cuzziol, está detido desde essa terça-feira (20), em Cuiabá. Ele cumpre prisão temporária no Centro de Custódia da capital, anexo à Penitenciária Central do Estado (PCE), no Bairro Pascoal Ramos, como confirmou a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A suspeita é de que ele teria participado do esquema de lavagem de dinheiro juntamente com o ex-secretário de estado, Éder Moraes, que também foi preso na operação.