Notícias Politica MT
Juiz do TRE vota por cassação do mandato de Júlio Campos
O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), José Luiz Blaszak, votou, em sessão ordinária, na segunda-feira (23), pela cassação do mandato do deputado federal Júlio Campos (DEM), por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e arrecadação ilícita de recursos de campanha – o Caixa 2.
Serys critica poderio econômico e poucas candidaturas
Contrariada com o fato de que, provavelmente, não disputará o Senado, por decisão de seu partido, a ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB) criticou a tendência de poucas candidaturas ao Governo e ao Senado nas eleições de outubro próximo. Para ela, isso diminui as opções do eleitor, e é um “atentado à democracia”.
Maggi e Silval deixam de ser protagonistas em MT e correm sério risco de nem serem sequer coadjuvantes no processo sucessório
Apontados até o final de 2013 como prováveis principais protagonistas das eleições de 2014, em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador Blairo Maggi (PR) correm sério risco de não serem sequer coadjuvantes, no processo eleitoral. Até poucas semanas antes do fim de março, Maggi era visto como principal nome para dipsuta do Palácio Paiaguás, enquanto Barbosa estava cotadíssimo para concorrer ao Senado da República. Nada disso se concretizou e amgos estão como meros espectadores.
Partidos prevêem mais mulheres na disputa eleitoral de MT
Diferentemente do que foi registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral na última eleição proporcional, em 2010, representantes de partidos políticos em Mato Grosso asseguram que vão conseguir preencher a cota de 30% das vagas para mulheres, conforme exige a Lei 9.504, conhecida como "Lei das Eleições".
Fávaro afirma que Taques fez acordo e agronegócio fará indicação do vice
O presidente licenciado da Aprosoja, Carlos Fávaro (PP), principal nome indicado para ser vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato ao Governo, Pedro Taques (PDT), afirma que é legitima a reivindicação do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), que pretende lançar alguém do seu partido para ocupar a tão requisitada vaga. “A decisão será partidária, mas foi o senador Taques que fez o compromisso com o agronegócio”, ressalta o progressista, se referindo ao acordo da vaga ser ocupada por representante do agronegócio.
Disputa eleitoral será dura e deve ser decidida em dois turnos, diz presidente do PT
A campanha à Presidência da República deve ser a mais difícil já enfrentada pelo PT, e é baixa a probabilidade de ser definida logo no primeiro turno, avaliou nesta sexta-feira o presidente do partido, Rui Falcão, na véspera da oficialização da candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.
Operação Ararath completa 1 mês e ex-secretário de MT permanece preso
Preso por duas vezes em apenas um mês, o ex-secretário de Mato Grosso Éder Moraes (PMDB) busca na Justiça reverter a decisão que o mantém no Complexo da Papuda, no Distrito Federal, sob acusação de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e fraudes. Ele é investigado na Operação Ararath da Polícia Federal, que completa um mês nesta sexta-feira (20), que foi deflagrada, e dos três mandados de prisão, apenas Moraes continua preso.
Pesquisa aponta Zé Domingos em 3º na corrida a assembleia legislativa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mark em parceria com o portal RD NEWS, entre os dias 11 e 14 deste mês em 77 dos 141 municípios de Mato Grosso, ouviu 1.185 eleitores, com margem de erro de 3% para mais ou para menos, revelou uma boa colocação do Deputado Estadual José Domingos Fraga Filho (PSD). A pesquisa está registrada no TRE, sob protocolo MT-00019/2014.
Atrasos do Governo Federal prejudicaram obras em Cuiabá
O atraso nos repasses do Governo Federal ao Governo de Mato Grosso prejudicou o cronograma de execução das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande.
Governo teria avalizado empréstimos de R$ 500 milhões
Com o fim do segredo de Justiça em relação às investigações da Operação Ararath, da Polícia Federal, autorizada pelo juiz da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Scheneider, veio à tona a relação de cerca de 70 empresas que contraíram empréstimos milionários junto ao Bic Banco, tendo o Governo do Estado como avalista.