Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

Livro defende tese de que Hitler foi enterrado em cidade de Mato Grosso

O ditador Adolf Hitler, marcado na história pela execução de milhões de judeus no século passado, pode ter escapado da invasão soviética a Berlim em 1945 e forjado o próprio suicídio a fim de fugir para a América do Sul, onde teria vivido e morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pelo menos é o que defende o livro “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Renée Guerreiro Dias, que subverte a versão conhecida dos últimos dias do nazista. A pesquisadora deve realizar um exame de DNA em Israel com um suposto descendente do nazista.

Leia mais...
Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal
Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade.
Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade.

Mulher morre em acidente entre duas carretas e criança fica gravemente ferida

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

Uma mulher de 32 anos morreu na manhã desta quinta-feira (23), em um acidente que envolveu duas carretas na BR-364. Ela estava em companhia do marido e suas duas filhas, uma de dois e outra de 14 anos de idade quando ocorreu o acidente.

Leia mais...

Possível destino de Arcanjo sofre com superlotação e sem sistema de regime disciplinar diferenciado

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014 | por Patrícia Neves

A Penitenciária Central do Estado (PCE) pode ser o novo destino do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro em Mato Grosso, que cumpre pena na unidade de segurança máxima de Porto Velho (RO). No entanto, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) disse que irá seguir a determinação judicial quanto ao alojamento, o que  compete a Vara de Execuções Penais. A PCE é a maior unidade prisional do Estado e enfrenta graves problemas com superlotação tendo mais de 2 mil detentos. A Penitenciária Central do Estado (PCE) pode ser o novo destino do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro em Mato Grosso, que cumpre pena na unidade de segurança máxima de Porto Velho (RO). No entanto, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) disse que irá seguir a determinação judicial quanto ao alojamento, o que  compete a Vara de Execuções Penais. A PCE é a maior unidade prisional do Estado e enfrenta graves problemas com superlotação tendo mais de 2 mil detentos. 

Leia mais...

MPE investiga irregularidades no Fundo de Previdência Municipal de Juara

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

Irregularidades na administração do Fundo de Previdência dos servidores públicos do município de Juara (709 Km a médio-norte de Cuiabá) levaram o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) a ingressar com ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra ex-gestores do fundo e instaurar 5 inquéritos civis. No final de 2013, o MPE teve acesso a 23 caixas de documentos que foram apreendidas após cumprimento de mandados judiciais. O material vai subsidiar o trabalho de investigação realizado pela Promotoria de Justiça a respeito da gestão da referida previdência, nos exercícios de 1997 a 2005.

Leia mais...

Boletim da PRF aponta 13 acidentes no início da semana

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014 | por Nayana Bricat

Em fiscalização nas rodovias de Mato Grosso, a Policia Rodoviária Federal (PRF) do Estado registrou nesta quarta-feira (22) 13 acidentes. Foram 733 veículos vistoriados, do total 5 foram retidos e 3 carteiras de habilitação recolhidas. Com os acidentes, 3 pessoas ficaram feridas, não houve mortes. Além disso 3 pessoas foram presas na ronda feira pela PRF.

Leia mais...

Cuiabá deve ter 30 novos Centros de Educação Infantil

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

Neste ano Cuiabá terá algumas inaugurações que devem beneficiar a educação na capital. Serão entregues 12 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) até o final de 2014 para atender crianças nas creches e pré-escola. Cada CMEI deve ter capacidade para atender 244 crianças entre 0 e 5 anos, sendo que 164 das vagas serão para menores entre 0 e 3 anos e o restante para 4 a 5 anos. No total serão destinadas 1.968 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 960 para 4 e 5 anos.

Leia mais...

Justiça de Rondônia determina que Arcanjo volte para Cuiabá

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

A Justiça Federal de Rondônia negou a renovação do período de custódia de João Arcanjo Ribeiro na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho. Conforme a decisão da juíza Juliana Maria da Paixão, ele deverá retornar e cumprir o restante da pena, bem como as 3 prisões preventivas decretadas. As penas impostas ao “Comendador”, preso desde 2003, quando foi capturado no Uruguai, ultrapassam 35 anos.

Leia mais...

Selecionados no ProUni têm até amanhã para fazer matrícula

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

Os candidatos selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (24) para comparecer às instituições de ensino a fim de comprovar as informações prestadas no ato da inscrição e fazer a matrícula.

Leia mais...

Tempo chuvoso diminui temperatura em algumas cidades de Mato Grosso

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014

O tempo deve continuar nublado e chuvoso nesta quinta-feira (23) na maior parte de Mato Grosso. Na faixa que vai da região oeste a nordeste do estado, o tempo fica com muitas nuvens e pode chover a qualquer hora do dia. Já nas demais áreas o sol aparece entre nuvens e chove forte, mas em pontos isolados, como indica a previsão do Centro de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CEPTEC/Inpe).

Leia mais...

Rolezinho cuiabano é adiantado pela organização; participantes veem "fantasma" como vitória

Publicado em Quinta - 23 de Janeiro de 2014 | por Do Internauta

O “Rolêzin no Tchópe”, versão cuiabana do rolezinho paulista, foi adiantado do dia 2 de fevereiro para o dia 31 e janeiro, uma sexta-feira, no Shopping Goiabeiras, às 17h. A decisão de adiantar o evento, que será um protesto contra o elitismo, racismo e a truculência policial usada em repressão a esse tipo de movimento em São Paulo, já havia sido tomada no sábado (18), em uma reunião entre colaboradores do ato, mas somente na noite de terça-feira (21) a nova data foi divulgada através do facebook.

Leia mais...