Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Economia
Sábado - 04 de Janeiro de 2014 às 19:25
Por: Izabel Barrizon

    Imprimir


Uma das atividades mais antigas do mundo a piscicultura vem conquistando os empresários mato-grossenses, que cada vez mais investem na área, atraindo mão de obra e consolidando o mercado como um dos mais promissores do Estado. Dados da Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), mostram que existem cerca de 1,2 mil produtores de peixe no Estado, a maioria de pequenos empreendedores, que produzem cerca de 300 toneladas de pescado em um mês.

O crescimento é tamanho que em 2006 a produção totalizava 15 mil toneladas/ano, mas passou para 48 mil toneladas em 2013. A expectativa do setor é de mais investimentos na área, principalmente no que se refere a capacitação técnica, o que pode transformar a produção de pescado do Estado em líder nacional.

Hoje, Mato Grosso ocupa a 3ª posição no ranking do país, atrás de Santa Catarina, que produz 75 mil toneladas/ano e Paraná, com produção de 55 mil toneladas/ano, conforme estimativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Um dos fatores para o aumento da produção foi a profissionalização da atividade, desencadeada com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Aquamat. Segundo o presidente da associação, Jules Inácio Bortoli, o incentivo tem proporcionado aos produtores de peixes a possibilidade de crescer como empreendedores, que através de cursos e palestras, aprendem a desenvolver a atividade.






Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/5063/visualizar/