Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Educação
Sexta - 24 de Janeiro de 2014 às 10:16
Por: LUCAS RODRIGUES

    Imprimir


MidiaNews
MEC recebe denúncia de má qualidade de ensino na Unic
MEC recebe denúncia de má qualidade de ensino na Unic

Denúncias de professores e estudantes sobre a qualidade de ensino do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), unidade da Avenida Beira-Rio, foram encaminhadas, nesta semana, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O envio dos documentos foi feito pela diretoria da OAB em Mato Grosso, que recebeu as reclamações em novembro e dezembro do ano passado. 

Nesse período, cerca de 15 educadores que atuam na universidade reclamaram à Ordem sobre supostas irregularidades nas políticas institucionais da Unic.

Além disso, um grupo de estudantes apresentou à seccional um abaixo-assinado com 350 assinaturas relativas à falta de qualidade do ensino jurídico oferecido.

No documento remetido ao MEC, também foram enviadas as alegações da Unic, que se defendeu das denúncias pouco antes do início do recesso forense, em 19 de dezembro do ano passado. 

O presidente da Comissão dos Advogados Professores, Dejango Campos, explicou que o próximo passo da OAB-MT será aguardar as medidas que o MEC e o Conselho Federal deverão providenciar sobre o caso.


“Vamos aguardar um posicionamento. Não sei se vão enviar alguém do Conselho Federal para cá ou se as providências serão tomadas em parceria com o MEC”, adiantou o advogado, que também leciona na Unic.

Entenda o caso

Após as denúncias, as Comissões da Ordem de Ensino Jurídico, do Exame de Ordem, dos Advogados Professores e dos Estagiários da OAB-MT fizeram uma vistoria para averiguar a situação do curso de Direito oferecido na instituição de ensino.

O relato da vistoria feita pelas comissões e as queixas dos professores e estudantes foi enviado à Unic, pela OAB, acrescido de um pedido de esclarecimentos.

Segundo Dejango Campos, a universidade tem descumprido a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina programas de incentivo ao docente e programas de pesquisa nas instituições de ensino.

“O que vemos é uma política mercantilista, preocupada apenas com o número de alunos, e isso atinge diretamente a qualidade do ensino e a valorização dos professores”, relatou.

Outra reivindicação, de acordo com Dejango, é relativa à falta de estrutura do curso na unidade, que não dispõe de ferramentas suficientes para um aprendizado de qualidade aos alunos.

“O Campus Pantanal tem internet wifi, datashow e aqui não tem. É possível dar aula com a mesma qualidade? Não. Os alunos sentem essa diferenciação. Como é possível, em uma sala de graduação com 90 alunos, você conseguir atingir qualidade de ensino jurídico?", observou o advogado.

Outro lado

A assessoria da Universidade de Cuiabá informou que os representantes jurídicos da instituição encontram-se em período de férias e só voltam a partir da próxima semana, com o início do período letivo.






Fonte: Do MidiaJur

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/5266/visualizar/