Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Nacional
Segunda - 09 de Junho de 2014 às 15:30
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


As chuvas no Paraná fizeram a vazão nas Cataratas do Iguaçu, na região oeste, bater um novo recorde na manhã desta segunda-feira (9). Às 9h, de acordo com o monitoramento hidrológico feito pela Copel na bacia do Rio Iguaçu, passavam pelas quedas 45,7 milhões de litros de água por segundo, volume 30 vezes acima do normal que é de 1,5 milhão de l/s. O recorde anterior era de 1983, quando o atrativo atingiu 35 milhões de l/s. Os temporais também tiveram reflexos no nível do Lago de Itaipu, o que fez a usina hidrelétrica abrir o vertedouro no sábado (7) para escoar o excedente de água.

No Parque Nacional do Iguaçu (PNI) a passarela de acesso aos principais saltos e parte da trilha foram interditadas ainda na tarde de domingo (8), quando foram suspensos os passeios de barco pelo Rio Iguaçu. Nesta segunda, os elevadores do mirante ao lado das quedas foram desligados. A enchente arrancou ainda parte da plataforma de rapel e no restaurante do Porto Canoas mesas e cadeiras precisaram ser retiradas por causa do avanço da água.

Com o aumento do nível do reservatório da hidrelétrica de Itaipu tiveram de ser abertas duas das três calhas do vertedouro. E, às 10h30 a vazão escoada chegou a 8 milhões de litros de água por segundo.

Com aumento do nível do reservatório, duas das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu tiveram que ser abertas (Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)Com aumento do nível do reservatório, duas das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu tiveram que ser abertas (Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/9063/visualizar/