Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Julho de 2016 às 18:58
Por: Isabela Mercuri - Olhar Direto

    Imprimir


No próximo dia 3 de agosto, quarta-feira, Cuiabá recebe de volta um de seus mais importantes centros culturais: o Cine Teatro. Fechado desde janeiro de 2015, o local foi construído e inaugurado em 1942 e oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos até o final da década de 60.


Depois disso, o prédio chegou a ser sede do Banco Bemat, foi cedido para a Fundação Cultural de Mato Grosso, passou por reformas e reabriu as portas em 2009. Até setembro de 2014 funcionou sob o regime de contrato de gestão.

Agora, quem comandará o local será a Associação Cultural Cena Onze. O objetivo é ofertar permanentemente atividades culturais e educativas, além de incluir uma escola permanente de artes cênicas no local.

Além da nova direção, o Cine também passa por uma nova reforma. De acordo com a Assessoria da Secretaria de Cultura, a ideia é representar melhor a cor original da edificação.

Robinson de Carvalho Araújo, arquiteto responsável pelo projeto de revitalização, explica que foi feita uma pesquisa científica para definir as novas cores, e o principal é enfatizar os traços de Art Déco. Também ajudou na reforma o restaurador Fernando José Ribeiro dos Santos.

“O impacto deste estilo se dá justamente pela limpeza arquitetônica de poucos detalhes, formas simples e suaves. O empenho em chegar à quase exatidão da cor original permite a visualização adequada do patrimônio histórico”, explica o arquiteto.

Ele afirma que a extratificação foi feita para revigorar as características originais: “Com essa técnica, é possível interpretar as camadas e as interferências que foram feitas no prédio. Foi assim que em sete camadas detectadas, conseguimos chegar ao tom utilizado na década de 1940. Por meio do pantone, uma tabela de cores, foi que identificamos em uma camada de reboco, os micropigmentos que basearam a nova pintura”.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, o Cine faz parte de um grande projeto que vai integrar e fortalecer os equipamentos culturais da cidade: “Estamos resgatando as cores e formatos originais dos prédios do Centro Histórico da cidade que são de nossa responsabilidade. Estes equipamentos funcionarão de forma integrada, criando um verdadeiro corredor cultural onde o cidadão poderá usufruir gratuitamente de museus, bibliotecas, teatros e áreas de lazer e convivência. Estamos trabalhando com foco nas celebrações de 300 anos de Cuiabá”, afirma.

Este projeto grandioso é o ‘Conexões Culturais’, que pretende revitalizar e valorizar o Centro Histórico da cidade. A SEC promete que o próximo passo é investir no Grande Hotel, onde ficará o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa. No total, haverá sete ‘equipamentos culturais’ no centro de Cuiabá. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/9555/visualizar/