Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Sexta - 22 de Julho de 2016 às 07:25
Por: Claúdio Moraes/Folha Max

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) tiveram um encontro na tarde desta quinta-feira para debater a sucessão eleitoral na capital do Estado. O encontro foi motivado devido a possibilidade do parlamentar peemedebista disputar o palácio Alencastro numa confronto com o socialita que disputará a reeleição em outubro.

Durante o encontro, Mauro teria oferecido o apoio da bancada do PSB para Emanuel Pinheiro disputar a presidência da Assembleia Legislativa, cuja eleição está prevista para setembro. Os socialistas possuem quatro parlamentares: Max Russi, Mauro Savi, Oscar Bezerra e Eduardo Botelho, que já declarou a intenção de assumir o comando da Assembleia.

Consultado sobre a possibilidade do acordo para eleição em Cuiabá e Legislativo, Botelho rejeitou a proposta de recuar para Emanuel. Apesar de serem aliados políticos, Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro devem estar em lados opostos na eleição deste ano.

Em 2012, quando Mauro foi eleito, o parlamentar peemedebista foi o coordenador geral da campanha e hoje desfruta de dezenas de cargos no Alencastro, como caso por exemplo o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior. Apesar da pressão de 11 partidos para que seja candidato, Emanuel Pinheiro ainda não decidiu se entra na disputa pela prefeitura argumentando falta de estrutura.

Aliás, o deputado federal Valtenir Pereira, até então candidato do PMDB a prefeitura, deve recuar para garantir que o candidato mais competetivo ingresse na disputa. Nos bastidores, comenta-se que o jornalista Antero Paes de Barros, que atuou no segundo turno em 2012 para Mauro Mendes, seja o marketeiro do peemedebista Emanuel Pinheiro.

VICE

Também existem rumores que Emanuel possa ser o vice de Mauro. A proposta também foi apresentada no encontro entre o prefeito e o deputado.

Caso essa possibilidade se confirme, representará o rompimento político entre o prefeito e o governador Pedro Taques (PSDB). Isso porque, Emanuel é um dos principais críticos da gestão do tucano na Assembleia Legislativa.

Taques, inclusive, já estaria articulando uma candidatura própria do PSDB para enfrentar Mauro Mendes. Neste caso, o PSDB lançaria o vereador Renivaldo Nascimento ao Palácio Alencastro.

A avaliação dos tucanos é que Nascimento adota uma postura independente em relação ao prefeito no legislativo. Por exemplo, ele teceu duras críticas a proposta de atualização da planta genérica do município no final de 2015. O projeto, caso fosse aprovado pela Câmara, representaria no aumento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Diante da repercussão, o projeto acabou não sendo apreciado pela Câmara. A postura do parlamentar foi alvo de reclamação de Mauro Mendes a aliados mais próximos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/9568/visualizar/