Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Economia
Quarta - 04 de Dezembro de 2013 às 18:14

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso está exultante com as notícias do Ministério dos Transportes de que o modal ferroviário passa a ser prioridade do Governo Federal em 2014. O governador Silval Barbosa festeja a decisão da presidenta Dilma Rousseff, pois o Estado será um dos contemplados com a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste - Fico, que atenderá a principal demanda do agronegócio, o investimento em logística.


 
“Mato Grosso é o campeão na produção de grãos, com participação significativa na balança comercial. Os produtores já detêm as mais altas tecnologia de produção, agora precisamos ganhar em competitividade no escoamento”, destaca o governador.


 
O anúncio foi feito pelo ministro César Borges nesta quarta-feira (4), após o leilão de concessão do lote de trechos das BRs-060/153/262. “Vamos dar prioridade às ferrovias”, destacou o ministro. Segundo ele, esta prioridade é uma determinação da própria presidente.


 
O primeiro lote de ferrovia a ser leiloado, dentro do programa de concessão, fica entre Lucas de Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), com 883 quilômetros de extensão. Os outros trechos são: Estrela D’Oeste (SP) a Dourados (MS), com 659 quilômetros de extensão; e Porto Nacional (TO), Anápolis (GO), Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com 1.536 quilômetros.


 
Conforme o ministro, o Governo Federal está se esforçando para atender todas as demandas do Tribunal de Contas da União, e esclarecer qualquer tipo e dúvida, para viabilizar a realização do primeiro leilão de ferrovia no primeiro trimestre de 2014. “Se o tribunal aprovar este ano, lá para o mês de fevereiro vamos ter condições de fazer já o edital entre Lucas do Rio Verde a Campinorte”, destacou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/1271/visualizar/