Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Dezembro de 2013 às 14:38

    Imprimir


Os ovinocultores do Rio Grande do Sul têm até o dia 31 de dezembro para registrarem na Inspetoria de Defesa Agropecuária de seu município o número de cordeiros e cordeiras nascidas este ano. A informação é do coordenador da Câmara Setorial da Ovinocultura, José Galdino Garcia Dias.


 
A medida é importante porque possibilita informações fundamentais para o estabelecimento de políticas de apoio ao setor.


 
– A falta de hábito de informar à Inspetoria, no ano do nascimento, o número de nascidos faz com que tenhamos, oficialmente, uma taxa de assinalação pouco superior a 30%, número que, com certeza, não corresponde à realidade – explicou Dias.


 
A temporada de nascimentos vai de abril até o início de outubro, mas os produtores são obrigados a informar à Inspetoria apenas no mês de maio, junto com os demais animais do seu rebanho.


 
– Entre a temporada de nascimentos e o período de registro ocorrem muitas situações que acabam não sendo informadas – disse.


 
Entre as políticas que podem ser dimensionadas a partir de um cadastro mais próximo possível do real, o coordenador destaca programas de controle sanitário e de apoio ao fortalecimento do setor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/194/visualizar/