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Economia
Sábado - 23 de Novembro de 2013 às 20:57

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A operadora Claro, controlada pela América Móvil, foi a única a ultrapassar a meta de reclamações de clientes estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entre os meses de maio a julho, de acordo com o último levantamento da agência divulgado na sexta-feira (22).


 
A Claro teve 31 reclamações a cada mil usuários em seu centro de atendimento em julho, último mês analisado, ultrapassando o limite estabelecido de 10 reclamações a cada mil clientes, informou o superintendente de Controle de Operações da Anatel, Roberto Pinto Martins.


 
A empresa também foi a única a ficar acima do limite da Anatel em maio e junho, com 28 reclamações registradas em cada um desses meses.


 
"A Claro está extrapolando ... Certamente a empresa será sancionada pelo descumprimento desse indicador", disse Martins, a jornalistas, após a apresentação dos resultados do levantamento para o trimestre terminado em julho.


 
A Claro vem ultrapassando a meta desde agosto de 2012. Procurada pela Reuters, a Claro não se manifestou imediatamente.


 
Na mesma base de comparação, a Vivo ficou no limite da meta, com 10 reclamações por mil clientes em julho. A Oi registrou 9 reclamações por mil clientes e a TIM teve 6 sob igual critério.


 
Considerando as reclamações que chegam à central de atendimento da Anatel, a empresa mais reclamada foi a Oi, com 0,83 queixa a cada mil clientes em julho, 0,67 em junho e 0,68 em maio.


 
As empresas que ultrapassam metas de reclamações de clientes podem ser multadas em até 50 milhões de reais, segundo regulamento da Anatel, informou Martins. Ele acrescentou que a Anatel costuma aguardar até o final do ano, quando faz um mapeamento do cumprimento dos indicadores, para somente depois aplicar multas.


 
O levantamento da agência integra o plano de melhorias da telefonia móvel implementado no ano passado.




Fonte: Reuters

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