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Copa do Mundo 2014
Quarta - 13 de Novembro de 2013 às 20:55
Por: Darwin Júnior

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Darwin Júnior - Olhar Copa
O governador Silval Barbosa reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (13) para apresentar a primeira composição do VLT, já sobre os trilhos assentados dentro do Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande. Foi a primeira vez que a imprensa teve acesso ao local para conhecer o trem. A solenidade ainda teve a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e os deputados estaduais José Riva, Airton Português, Jota Barreto e Pedro Satélite.


 
Embora reconheça atrasos e admita a entrega do novo sistema em sua integridade após a Copa do Mundo, Silval Barbosa afirmou que o Governo trabalha com a possibilidade de sua conclusão total até junho de 2014, quando acontece o Mundial da Fifa. “A ordem é terminar o novo modal até a Copa, priorizando a linha Aeroporto-CPA. Nesse sentido, não estamos medindo esforços. São 1.400 homens trabalhando em várias frentes a todo vapor. Gostaríamos de surpreender e entregar o sistema funcionando com seus dois eixos (incluindo o Coxipó-Centro) até a Copa. Esse é o nosso objetivo e que ainda está de pé”, enfatizou.


 
Nos próximos dias, o governador se reunirá com o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e representantes da empresa CR Almeida para discutir os prazos de implantação do VLT. “Vamos aditivar prazos e ajustar o cronograma”, revelou.


 
O governador não deixou de fazer o seu marketing pessoal e lembrou que o VLT que rodará em Cuiabá e Várzea grande é o primeiro da América Latina com o padrão europeu, hoje o mais moderno do mundo. Depois de circular e permitir a entrada da imprensa no interior do VLT, Silval declarou que “já me vi andando nele”, ao prever que pretende utilizar o sistema no futuro.


 
Ao falar sobre o custo do transporte para os usuários, o governador voltou a tranquilizar a população: “Já falaram em tarifa de até R$ 19, o que é um disparate. O governo trouxe o novo sistema para servir à população dentro de sua realidade. Vamos discutir a introdução de uma tarifa social de custo acessível e nos padrões praticados por ônibus comuns”.


 
O chefe do Executivo estadual acredita que será possível a expansão do VLT para outras regiões da capital, como CPA 4, avenida Dante de Oliveira e até o bairro Pedra 90. “Adquirimos 40 trens do VLT. São carros suficientes para atender outras demandas no futuro. Teremos capacidade para isso sim”, disse Silval, observando que ainda em sua gestão serão elaborados projetos para a expansão do novo modal.


 
VLT nos trilhos


 
O pátio de estacionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) recebeu na última sexta-feira, a primeira composição do novo modal do transporte público da capital. Composto por sete vagões, o VLT chegou a Cuiabá na última quarta-feira (06.11), depois de uma viagem de 1.800 quilômetros. Esses e os outros 39 VLTs foram fabricados na Espanha pela CAF Brasil.


 
O trem foi transportado do Distrito Industrial até o pátio do estacionamento que fica na área onde funcionará o Centro de Manutenções (CM) e Centro Administrativo Operacional (CAO), além do terminal de integração do VLT, em Várzea Grande. O transporte foi realizado nas mesmas três carretas que trouxeram a composição de São Paulo e que foram adaptadas para transportar o trem.


 
Conforme a Secopa, já estão prontas mais 25 composições na Espanha, dos quais, quatro deles estão embarcados em naviio com previsão de chegar ao Porto de Santos até a primeira quinzena de dezembro. Só então serão embarcadas nas carretas rumo a Cuiabá. O último lote de VLTs deve chegar a Mato Grosso em abril do próximo ano. Todo o projeto logístico foi elaborado e está sendo executado pela Mac Logistic, contratada pela CAF Brasil, uma das cinco empresas que formam o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
 
 
Agora, o primeiro trem do VLT será submetido a uma série de testes. Será instalada uma estrutura de fornecimento de energia elétrica para energizar o veículo e então possibilitar a verificação de todos os itens já vistoriados e aprovados pela CAF antes de saírem da Espanha.


 
Entre os testes, foram medidos a tração, velocidade, sistema de freios, ruídos, vibrações, iluminações interna e externa, temperatura, sistema de informação interno e externo, sistema de monitoramento visual, abertura e fechamento de portas, sistema elétrico, etc. O trem ficará sob uma cobertura com material especial para minimizar os efeitos do sol, da chuva e da poeira.


 
Na manhã desta quarta-feira, o gerente comercial da CAF Brasil, Ricardo Sanchez, fez esclarecimentos sobre o funcionamento do VLT. Segundo ele, o veículo que rodará em Cuiabá e Várzea Grande tem capacidade para rodar a até 120 quilômetros por hora, mas na capita terá uma velocidade limitada a 60 quilômetros por hora. A média horária deve ser de 30km/h. A capacidade é de 400 passageiros, dos quais 72 sentados.





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