Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Copa do Mundo 2014
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 13:27

    Imprimir


As indenizações para realização de obras de mobilidade em Cuiabá e Várzea Grande já somam cerca de R$ 80 milhões. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), a maior parte do montante é direcionada à desapropriação de imóveis para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São R$ 60 milhões somente para garantir a construção do novo modal de transporte intermunicipal.


 
De acordo com o secretário Maurício Guimarães, os valores estão sendo depositados em juízo e, aos poucos, serão pagos aos interessados. No final de outubro, alguns lojistas da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) afirmam que receberam verbalmente a informação de que em 15 dias deveriam desocupar os prédios.


 
O secretário, no entanto, destaca que a desapropriação está sendo acompanhada pelo jurídico e todo o processo está sendo feito de acordo com a legislação, garantindo as indenizações. De acordo com a Secopa, na Prainha 41 imóveis devem ser desapropriados e demolidos para dar lugar às estações e passagem dos trens.


 
Apesar de muitos proprietários e locatários ainda não terem recebido o dinheiro pela desapropriação, Maurício diz que o dinheiro em juízo garante a desocupação dos locais. Posteriormente, as pessoas poderão receber os valores através da Justiça. Iara Nunes é uma das 60 lojistas na avenida Tenente Coronel Duarte.


 
Ela diz que alguns lojistas receberam a determinação, recentemente, para desocupação em novembro, porém foi verbal. Desde março nenhum dos membros da Associação de Empresários e Locatários da Prainha foi notificado sobre datas para a desapropriação ser efetivada.


 
O último encontro entre lojistas e a Secopa ocorreu em março deste ano. O órgão solicitou aos lojistas uma série de documentos para fazer o laudo de fundo de comércio de cada loja. Uma empresa contratada pela Secopa faria o serviço. Porém, até o momento Iara afirma não haver informações concretas sobre a condição dos estabelecimentos comerciais.


 
Ela destaca que, diferente dos proprietários, os locatários necessitam já no momento da desocupação do dinheiro, para que possa ser locado um outro espaço. No momento, a preocupação dos comerciantes é com o período de vendas que mais rende aos lojistas. A chegada das festas de Natal, Ano Novo e o reinício das aulas promove aquecimento do mercado no Centro. Pela avenida Tenente Coronel Duarte passará uma das linhas do VLT, que ligará o Aeroporto Internacional Marechal Rondon ao bairro CPA.


 
Além das desapropriações, o canal do córrego da Prainha precisará ser reestruturado para abrir espaço ao modal. O VLT terá 15 quilômetros de extensão nesta linha e 2 terminais de integração (CPA 1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto). Para o embarque e desembarque de passageiros serão 22 estações de transbordo.


 
O outro eixo, Coxipó-Centro, terá 7,2 quilômetros de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/3289/visualizar/