Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Economia
Quinta - 07 de Novembro de 2013 às 22:32

    Imprimir


O Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas) brasileiro do terceiro trimestre deste ano vai trazer informações mais completas e precisas sobre o comportamento do setor de serviços, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


 
O IBGE irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano e que, por enquanto, mede apenas a receita do setor.


 
"Com certeza haverá um impacto no resultado porque passamos a ter uma informação mais completa", disse a economista do IBGE Rebeca Palis à Reuters. "Não dá para dizer ainda se o impacto será grande ou não."


 
O setor de serviços respondeu em 2012 por 68% da riqueza produzida no País. A série histórica do PIB será recalculada desde o início do ano passado. A divulgação do PIB do terceiro trimestre está agendada para o dia 3 de dezembro.


 
Palis ressalta que a pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB, e que as referências e fontes anteriores não serão descartadas.


 
"Teremos uma informação adicional importante sem abandonar as anteriores", afirmou ela. O "pedaço" do PIB de serviços que vai incorporar novas informações incluiu serviços de transportes, informação e parte do segmento "outros serviços", incluindo alojamento, alimentação e hotelaria




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/3347/visualizar/