Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Economia
Domingo - 15 de Dezembro de 2013 às 17:11

    Imprimir


Os títulos da dívida do governo vendidos a pessoas físicas (Tesouro Direto) alcançaram nesta semana os maiores patamares desde agosto de 2011. Com a alta da taxa básica de juros, que serve de referência para a remuneração desses títulos, a Letra do Tesouro Nacional (LTN) com vencimento em 1º de janeiro de 2017 chegou a pagar 12,69% ao ano no começo de dezembro.


 
A última vez que esses títulos (que são pré-fixados, com taxa compactuada no momento da compra) pagaram juros tão altos foi em agosto de 2011, a taxa básica de juros do Brasil estava em 12,50% ao ano, contra 10% agora.


 
O Tesouro Direto é uma opção interessante de investimento, pois elimina o banco, intermediário entre a taxa de juros mais segura do mercado (títulos do governo) e o investidor. Para comprar esses títulos (além da LTN, há a LFT, que acompanha a variação da Selic; e as NTNs, corrigidas pela inflação mais uma taxa pré-fixada), o investidor precisa ter cadastro junto a um agente de custódia (corretora), a quem paga uma taxa de administração por essa transação.


 
O limite mínimo de investimento é de 0,2 título (cerca de R$ 200) e a operação está sujeita a incidência de IOF (regressivo, aplicável até o 30º dia de aplicação) e Imposto de Renda (também regressivo de acordo com o tempo de investimento, com taxa inicial de 22,5% sobre o lucro na aplicação a 15%, a partir do 720º dia corrido de aplicação).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/416/visualizar/