Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sábado - 12 de Julho de 2014 às 08:52
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Reprodução
Agente de trânsito e motorista brigam após multa em Cuiabá
Agente de trânsito e motorista brigam após multa em Cuiabá

Levantamento da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) aponta que, nos sete meses já transcorridos deste ano, até agora foram registrados cerca de 100 casos de agressões contra agentes de trânsito, os "amarelinhos", em Cuiabá. De acordo com a coordenadoria de trânsito da secretaria, o número se refere aos boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil por parte dos profissionais após episódios de agressão nas ruas da cidade.

A tensão entre motoristas e agentes de trânsito na capital voltou a ser objeto de discussão graças à repercussão de um vídeo na última quinta-feira (10) mostrando a luta corporal entre um condutor e um agente após uma autuação por estacionamento irregular.

Por conta de casos como esse, o sindicato da categoria voltou a defender a autorização do uso de armas letais e não-letais por parte dos agentes de trânsito, política à qual a SMTU já se declarou contrária.

De acordo com a coordenadoria de trânsito da SMTU, ainda não há uma contagem precisa dos boletins de ocorrência sobre agressões a amarelinhos durante o ano passado, mas um comparativo pode ser feito com base em outros dados já divulgados este ano.

Relação conflituosa
Antes do caso desta quinta-feira, os números disponíveis já sugeriam uma relação conflituosa entre motoristas e agentes de trânsito nas ruas e avenidas da capital.

Em maio, por exemplo, o titular da SMTU, Antenor Figueiredo, mencionou em entrevista à TVCA que, até então, 30 pessoas haviam sido presas após episódios envolvendo agressões aos amarelinhos em Cuiabá.

À época, a tensão entre esses profissionais e os condutores da cidade gerava de cinco a seis casos de agressões por semana, informou o secretário.

Em 2013, Cuiabá foi apontada como a quarta capital com mais casos de desrespeito aos agentes de trânsito no país. Até outubro daquele ano, desde o início da atividade dos amarelinhos, haviam sido registrados 80 boletins de ocorrência na Polícia Civil referentes a agressões contra os agentes – a maioria devido a discussões após multas ou advertências por estacionamento irregular, infração alvo de uma das operações dos agentes na cidade naquele ano.

Em 2012, a tensão entre agentes e motoristas já havia se tornado notícia devido ao registro de 16 boletins de ocorrência reportando agressões contra eles em apenas 46 dias de atividade. A SMTU chegou a pedir apoio do Ministério Público para coibir a violência.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/9496/visualizar/