Notícias Politica MT
União PT, PMDB e PROS deve consolidar nome de Lúdio
Um acordão foi construído nos últimos dias de 2013 para que o ex-vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral se habilite como o nome para disputar a sucessão estadual neste ano. Na mesa de negociações, o PT, o PMDB e o PROS que foram autorizados pela Executiva Nacional do PT a procurarem outros aliados como o PR do senador Blairo Maggi, o PTB que passa a partir da reforma ministerial da presidente Dilma a condição de aliado nacional e regional entre outras siglas como o PSD de Gilberto Kassab que já sinalizou em apoiar o PT e o PMDB na sucessão presidencial.
MP registrou cerca de 1.200 ações judicias na área saúde
Comparado a 2012, o ano de 2013 contou com um acréscimo de 35% em ações judiciais propostas em todo o Estado para atender demandas na área da saúde. O Ministério Público (MP) de Mato Grosso registrou uma média de 1.200 ações. Quase 100% obtiveram decisões favoráveis para concessão de medicamentos, disponibilização de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de realização de exames, cirurgias e internações.
Faissal defende cassação e critica gestão de Emanuel
O vereador Faissal Kalil (PSB) é defensor da cassação do mandato do vereador João Emanuel (PSD). Ele destacou em entrevista ao Jornal do Meio Dia da TV Record que para o ano de 2014, está previsto o início dos procedimentos que poderá resultar ou não na possível cassação de Emanuel. Faissal defende que seja aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), contra o colega vereador. Para Kalil, a falta de transparência foi o erro mais grave na gestão de Emanuel.
Decisão para ex-deputado Henry trabalhar deve sair semana que vem
Preso em Mato Grosso desde o dia 27 de dezembro, o ex-deputado federal Pedro Henry só deverá ter uma resposta sobre o pedido para trabalhar fora da cadeia a partir da próxima semana. Com o recesso de final de ano, a Justiça tem atuado em regime de plantão e, como o caso do mensaleiro, condenado a mais de 7 anos de prisão por corrupção, não demanda urgência, só será analisado pelo magistrado titular da Vara de Execuções Penais.
Silval Barbosa confia que obras da Copa do Pantanal estarão prontas a tempo, mas evita detalhes sobre VLT
Debruçado sobre o relatório da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa), o governador Silval Barbosa (PMDB) não tem dúvidas de todas as obras serão terminadas. Ele só não coloca a mão no fogo pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao qual considera seu principal legado. “Graças a Deus, a maioria esmagadora [da imprensa] compreendeu o que estamos fazendo para Mato Grosso. Porém, antes, ficava impressionado com a quantidade de besteiras que escreviam sobre as obras da Copa do Mundo, em Cuiabá; muitos sem sequer virem aqui”, observou ele.
Aumenta a fiscalização com 50% do Fethab para municípios, diz o deputado José Riva
A partir de 2015 os municípios de Mato Grosso receberão a distribuição de 50% da arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O deputado José Riva (PSD), autor da proposta, destaca que com esse novo modelo, o recurso terá uma fiscalização maior. Riva reforça que a proposta valerá só a partir de 2015, pois a construção do índice é demorada, tendo em vista que será feito o mapa rodoviário do estado e também por conta da Copa do Mundo de 2014, que parte do recurso já está comprometida com as obras de trincheiras, viadutos, etc.
Número de investigações contra juízes dobrou em 2013
Um balanço das atividades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado nesta quinta-feira (2) mostra que, em 2013, o número de processos abertos para investigar magistrados dobrou em relação a 2012. Segundo o CNJ, 24 processos foram instaurados no ano passado. No ano anterior, 11 ações investigaram a conduta funcional de juízes.
MPE reajusta auxílio-alimentação, que vai a R$ 14 mil/ano
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, autorizou o aumento do valor do auxílio-alimentação dos procuradores e promotores do Ministério Público Estadual (MPE) e dos demais servidores.
Pedro Henry chega hoje para cumprir pena na Polinter
O ex-deputado federal Pedro Henry (PP) deve chegar a Mato Grosso por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (27).