Publicado em Sábado - 01 de Fevereiro de 2014

Período de piracema em MT não é totalmente respeitado por pescadores

Mesmo em época de piracema, o rio Cuiabá é alvo frequente de pescadores que não respeitam o período de desova dos peixes. Durante as fiscalizações da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema – MT) redes, tarrafas e até mesmo armas são capturadas, porém poucos indivíduos são presos.

Leia mais...
Ilustração

Cafeicultores devem apresentar renegociação com credores

Publicado em Quinta - 30 de Janeiro de 2014

Os cafeicultores, beneficiados pela Resolução 4.301 de 9 de janeiro de 2014, têm até sexta-feira (30) para apresentar a intenção de renegociação de suas dívidas com seus credores.

Leia mais...

Agendamento para escoar em Santos não é aceita pelos produtores de MT

Publicado em Quarta - 29 de Janeiro de 2014

Representantes do setor produtivo e de transportes de Mato Grosso não aprovaram a proposta do governo federal para o agendamento da entrega da soja no Porto de Santos, em São Paulo.  A medida, que foi apresentada em reunião nesta terça-feira (28), em Cuiabá,  visa diminuir as grandes filas no Porto. A intenção do governo é colocar em prática o novo sistema de escoamento ainda nesta safra, a partir de fevereiro. 

Leia mais...

Com acesso a tecnologia, produtor investe no plantio da soja em Cuiabá

Publicado em Terça - 28 de Janeiro de 2014

Com o avanço da tecnologia e dos conhecimentos empregados na agricultura, produtores rurais tentam reescrever a história dos campos de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e plantam soja onde antes parecia impossível.

Leia mais...

Chuvas preocupam produtores de MT com atraso na colheita da soja

Publicado em Terça - 28 de Janeiro de 2014

A incidência de chuvas em Mato Grosso já está atrasando a colheita da soja da safra 13/14. Os números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram um recuo de 1,3 pontos percentuais no desempenho da colheita deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento, os produtores cobriram 5,8% da área total cultivada nesta temporada, somando 8,2 milhões de hectares. Na safra 12/13, a colheita chegava a 7,1% da área.

Leia mais...

Área de milho é alterada em 7 mil hectares, diz novo relatório do Imea

Publicado em Segunda - 27 de Janeiro de 2014

Apesar de manter uma produtividade média em 87,6 sacas por hectare, Mato Grosso registrou um recuo na área de milho de 7 mil hectares, comparando as duas últimas estimativas divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O último boletim, publicado nesta segunda-feira (27), mostra que as áreas plantadas somam 3,24 milhões de hectares, uma redução de 12,6% em comparação com recorde da safra 2012/13 (3,7 mi ha).

Leia mais...
Empaer,realiza a primeira comercializaçao de alevinos de 2014
Empaer,realiza a primeira comercializaçao de alevinos de 2014

Empaer comercializa 70 mil alevinos de tambacu e tambatinga

Publicado em Segunda - 27 de Janeiro de 2014

A temporada de comercialização de alevinos de tambacu e tambatinga teve início na última sexta-feira (24.01), na Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá). Já no primeiro dia foram vendidos 70 mil alevinos para mais de 50 piscicultores do Vale do Rio Cuiabá e outras localidades, comemora o chefe da Estação, Antônio Claudino da Silva Filho. A expectativa é comercializar mais de 600 mil unidades até o mês de março. 

Leia mais...

Safra de soja 2013/14 se desenvolve bem e colheita alcança 3%

Publicado em Segunda - 27 de Janeiro de 2014

A colheita da safra de soja 2013/14 alcançou 3% da área brasileira na sexta-feira, 24, de acordo com levantamento da AgRural. O número é ligeiramente superior aos 2% da safra passada e igual à média de cinco anos. A safra se desenvolve bem, apesar da preocupação com a falta de chuva e o calor em algumas áreas e também com a maior incidência de pragas, como a lagarta falsa-medideira e a mosca branca. A AgRural calcula a produção de soja em recordes 88,8 milhões de toneladas.

Leia mais...
Área cultiva é de 8,2 milhões de hectares
Área cultiva é de 8,2 milhões de hectares

Produtores de MT esperam trégua das chuvas para colher a soja

Publicado em Sexta - 24 de Janeiro de 2014 | por Vívian Lessa

As chuvas estão dificultando a colheita da soja em Mato Grosso. Os produtores do estado conseguiram cobrir apenas 5,8% da área prevista para esta temporada, de 8,2 milhões de hectares. Na safra passada, neste mesmo período, a área colhida foi de 7,1%, de acordo com dados do Insituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais...